Dinamização e funcionalidade dos espaços: Arquitetura e Interiores que se adaptam à vida contemporânea.

A era da informação trouxe consigo uma aceleração constante das mudanças, impulsionada pelas revoluções industriais, a globalização e, mais recentemente, a internet. As pessoas estão constantemente em movimento, buscando melhorar e aprimorar suas vidas. Essa busca pela evolução é impulsionada pelo acesso a informações e descobertas que a era da informação proporciona. Assim, a grande maioria está empenhada em aprimorar sua última versão, seja pessoalmente, profissionalmente ou em qualquer outro aspecto de suas vidas.

Para uma vida em constante fluxo de mudanças e adaptações, são necessárias ferramentas que não engessem os novos modos de vida e auxiliem nessas transições. Essas questões não dizem a respeito somente dos eletrônicos ou redes digitais: elas estão também nas engenharias, na arquitetura e no design.

A engenharia civil e a arquitetura buscam se atualizar através de construções e materialidades mais inteligentes, que por um melhor planejamento, diminuem custos e geram menos resíduos, acompanhando as tendências contemporâneas relativas à sustentabilidade. A personalização das construções e o estudo prévio das diversas modulações possíveis de um mesmo espaço, garantem que as edificações se adaptem ao cliente, e não o contrário.

Drywall, cobogós e biombos, flexibilizam as barreiras entre os espaços internos e proporcionam maior fluidez entre eles, os vidros embora sejam uma barreira física promovem a permeabilidade visual, que também engrandecem os ambientes. Quanto ao design dos mobiliários, os rodízios (rodinhas), a facilidade na montagem e desmontagem, e as espessuras cada vez menores das estruturas, conferem maior mobilidade e facilitam as mudanças de layout - deixando pra trás o passado das imensas caixas de móveis planejados.

Esses novos desenhos arquitetônicos, aliados às formas orgânicas dos mobiliários tornam possível a criação de ambientes que valorizam a flexibilidade e o bem-estar dos indivíduos, independente do que estejam vivendo no momento - ou do que irão viver. A combinação multidisciplinar da engenharia, arquitetura e design contribui para essa vida em constante movimento, e permite que as pessoas se adaptem e se reinventem em um mundo de constante evolução.

Bruna Helen Sonda Santos
Arquiteta e Redatora