Construir do zero ou reformar? Essas são as duas dúvidas mais pesquisadas na internet quando o assunto é investir em imóvel.
Antes de continuar a leitura, você sabia que investir em imóveis têm o menor risco? seja ele uma reforma ou construção do zero, você sempre terá retorno significativo. Mas calma, seu retorno só vai ser suficiente se você entender de investimentos e conhecer construtoras éticas que se preocupam em entregar o melhor para todas as fases da sua vida.
Acompanhe agora os tópicos mais importantes sobre etapas de construção e prazos.
O primeiro passo é encontrar o local que deseja construir ou reformar. Se você quer apenas reformar, essa demanda pode ser mais fácil, já que você tem conhecimento da estrutura. Mas atenção, nem sempre é uma tarefa simples reformar, as vezes podem acontecer contratempos. Por isso, é importante separar o valor da reforma mais o valor para emergências. No caso de construção do zero, você precisa entender que:
Construção do zero, deve ser feita previamente pesquisa sobre o terreno, se ele é apto para o que você está planejando, contrate um(a) engenheiro(a) caso tenha dúvidas, ele(a) vai saber te orientar da melhor maneira caso você não tenha esses conhecimentos.
Terreno escolhido, você precisa planejar, essa é a hora de criar uma planilha da obra, nela você vai adicionar seus gastos com arquiteto, engenheiro e mestre de obras. Após a planta definida, começa então a etapa de fundação que precisa ser bem realizada para não deixar sua obra comprometida.
Com base concluída, está na hora de erguer as paredes, alvenaria, essa fase pode ser rápida ou não, tudo vai depender da qualidade dos materiais que você irá comprar e das condições climáticas. Depois de levantar todas as paredes, precisamos dar estrutura a residência, as colunas e vigas darão a sustentação necessária para sua construção.
Instalações elétricas e hidráulicas vem logo em seguida, acompanhadas da cobertura do imóvel e acabamento.
Se você pensou em acabamentos internos e externos, acertou!
Na parte interna é preciso escolher os azulejos, revestimentos das paredes, material que vai ser escolhido para estes fins e design do teto. O mesmo vale para acabamentos externos, os materiais comprados devem ser de boa qualidade devido às mudanças climáticas.
Claro que você pode economizar, mas em um futuro não tão distante, você irá reformar tudo de novo. Lembra do planejamento de orçamento da obra? É nele que você deve separar 30% ou até 40% do valor para os acabamentos. Por isso, é muito importante ter alguém ao seu lado que entenda de investimentos em imóveis.
Sim, os acabamentos são os mais demorados também. Isso porque existem profissionais diferentes para cada área. O tempo dos acabamentos deve ser respeitado, assim sua construção será valorizada ao final.
Se você achar que seu imóvel está demorando para ser entregue, faça visitas com frequência e veja se os ajustes finais estão de acordo com o que você esperava. Nem sempre o prazo que você definiu será o prazo de entrega, por isso, planeje bem e escolha profissionais capacitados.
Agora que você conhece o passa a passo da construção, ficou muito mais fácil entender os prazos e os motivos que podem levar a atrasos. Esperamos que nossas respostas tenham ajudado você a planejar seu próximo investimento.