Desde os anos 70 já se encontram alguns exemplares de edifícios com diferentes usos no Brasil. Entretanto, a popularização dos edifícios de uso misto, a partir da década de 90, trouxe uma nova dinâmica para o desenvolvimento urbano. O conceito evoluiu, expandindo-se além da combinação entre comércio e uso residencial, para abranger uma ampla variedade de usos e configurações.
Atualmente, essas edificações não se limitam apenas a espaços comerciais e residenciais. Podemos encontrar uma diversidade de serviços, escritórios e áreas de convivência ao longo de todos os pavimentos de um mesmo edifício, que atualmente aproveitam áreas como rooftops e jardins para uso compartilhado. Essa mistura implica em uma maior vitalidade dos edifícios e consequentemente dos bairros.
Diferentes usos trazem realidades diferentes: horários de pico, funcionamento, dias da semana, etc. Tornando os bairros mais vivos durante os períodos noturnos e finais de semana, o que gera uma maior segurança para os habitantes, trabalhadores e visitantes da área, uma vez que há sempre pessoas transitando pela região.
Essa vitalidade gerada pelos edifícios de uso misto transforma os bairros em locais mais vibrantes e dinâmicos, e cria um ambiente propício para a interação social, o surgimento de novos negócios e a oferta de uma ampla gama de serviços aos moradores e visitantes.
Na Modulare, acreditamos que os edifícios de uso misto são o futuro da vida urbana. Essas construções multifuncionais representam uma evolução na forma como projetamos e vivemos nossas cidades, promovendo a vitalidade urbana e contribuindo para a criação de espaços mais vivos, seguros e diversificados. Junte-se a nós nessa jornada rumo a um ambiente urbano mais dinâmico, integrado e vibrante.
Venha conhecer nossos empreendimentos e descubra o verdadeiro significado de viver em um espaço que se adapta às suas necessidades e desejos!
Bruna Helen Sonda Santos
Arquiteta e Redatora